PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS
A proteção da privacidade e dos dados pessoais de todas as pessoas que, de
algum modo se relacionam com a ADIACT (clientes, colaboradores, formandos,
formadores, parceiros e outros) constitui um compromisso fundamental da
nossa empresa.
Os dados pessoais são importantes para o desenvolvimento da nossa
atividade, concretamente para ao processamento da informação obrigatória
nos processos técnico pedagógicos, para a oferta e prestação dos nossos
serviços, monitorização e melhoria da qualidade dos mesmos, para a gestão
dos recursos humanos e para o cumprimento das respetivas obrigações legais
e estatísticas, impostas pelo Estado Português ou pela União Europeia.
O nosso compromisso é trabalharmos na melhoria contínua dos nossos
procedimentos, para assegurar os melhores níveis de proteção da privacidade
e dos dados pessoais respeitando a legislação e todos os normativos e
orientações nacionais e europeias aplicáveis ao seu tratamento.
O presente compromisso é concretizado por políticas e normas de
privacidade, entre as quais a Política de Privacidade dos Clientes, onde
estão incluídos formandos e formadores, a Política de Privacidade dos
Colaboradores, bem como pela Política Geral de Segurança da Informação.
A par do cumprimento dos princípios aplicáveis, a ADIACT está empenhada em
garantir o respeito pelos direitos dos titulares de dados pessoais,
designadamente o direito de acesso e de informação, o direito de
retificação, o direito de limitação do tratamento, o direito à
portabilidade, o direito a ser esquecido, o direito de retirar o
consentimento e direito de oposição, o direito a não ficar sujeito a
decisões individuais tomadas de forma totalmente automatizada, incluindo a
definição de perfis e o direito de apresentar reclamação.
A ADIACT dispõe de uma colaboradora que é a responsável pela proteção dos
dados pessoais (DPO), por forma a aconselhar e monitorar a conformidade do
tratamento de dados, com as políticas e normas aplicáveis, sendo ainda um
ponto de contato para o cliente e para a autoridade de controlo.
A Direção
Celso Marques de Magalhães
Andreia Oliveira
Maria Ricardo
REGULAMENTO DE RECOLHA DE DADOS PESSOAIS
(Tratamento de Dados Pessoais de clientes, formandos, formadores,
colaboradores e Prestadores de Serviços da ADIACT)
1.Princípio da licitude
Os dados pessoais serão tratados se, e na medida em que se, verifique pelo
menos uma das condições previstas para a licitude, designadamente (i)
quando for prestado consentimento pelo titular dos dados ou quando o
tratamento seja necessário para (ii) a execução e gestão de um contrato,
(iii) o cumprimento de uma obrigação legal, ou (iv) o prosseguimento de um
interesse legítimo da empresa ou de terceiros.
2.Princípio da finalidade/boa fé
Os dados pessoais serão tratados exclusivamente para as finalidades
determinantes da sua recolha e apenas serão tratados para finalidades
distintas, quando legalmente permitido e mediante prestação de informação
ao respetivo titular.
3.Princípio da transparência
Os titulares dos dados serão informados de forma clara e concisa sobre os
aspetos relevantes relacionados com o tratamento dos seus dados pessoais,
designadamente sobre as respetivas finalidades de tratamento e eventual
transmissão a terceiros.
4.Princípio da proporcionalidade e limitação da conservação
Apenas serão tratados os dados pessoais que se mostrem adequados,
pertinentes e não excessivos e pelo tempo estritamente necessário ao
respetivo titular.
5.Princípio da necessidade de conhecer
Apenas terão acesso aos dados pessoais tratados pelos colaboradores e
parceiros cujas respetivas funções assim o exijam.
6.Princípio da confidencialidade, integridade e disponibilidade
Os dados pessoais serão tratados de forma a garantir a sua segurança,
designadamente (i) proteger contra o acesso ou divulgação não autorizada ou
ilícita, (ii) proteger contra a modificação, perda ou destruição não
autorizada ou acidental e (iii) assegurar que os dados se encontram
disponíveis quando necessário e permitido, e sem demora indevida.
7.Princípio da proteção de dados desde a conceção e por defeito
Os serviços da ADIACT, os seus sistemas de suporte e os seus procedimentos
internos serão desenvolvidos com a preocupação de proteger a privacidade e
os dados pessoais.
SEGURANÇA DOS DADOS PESSOAIS
Esta declaração, elaborada e assumida pela direção da ADIACT, é uma
declaração de compromisso sobre a forma como é feito o tratamento de dados
pessoais dos seus clientes, formandos, formadores, colaboradores e
prestadores de serviços.
1.Finalidade do tratamento
Os dados pessoais dos clientes, formandos, formadores, colaboradores e
prestadores de serviços da ADIACT poderão ser recolhidos e tratados pela
empresa com as seguintes finalidades:
Gestão administrativa: registo e integração em bases de dados, organização,
conservação, adaptação, alteração, recuperação e consulta para efeitos de
gestão interna, estatísticas e histórico, para cumprimento de obrigações
legais, para com entidades com quem se relaciona para efeitos de pagamento
de contribuições ou recebimento de subsídios públicos, estatais e/ou
comunitários;
Cálculo e pagamento de retribuições, prestações, abonos, subsídios e
serviços;
Cálculo e retenção na fonte relativos a descontos na remuneração,
obrigatórios ou facultativos, decorrentes de disposição legal;
Execução de decisão ou sentença judicial, bem como tratamento de pedidos
formulados pelos trabalhadores;
Tratamento dos outros assuntos relativos a retribuições, prestações, abonos
ou subsídios;
2. Categorias de dados pessoais a recolher
Para as finalidades acima referidas, a ADIACT poderá recolher e tratar os
dados pessoais (bem como reproduzir, através de fotocópia/digitalização dos
respetivos documentos em que se incluam) nas seguintes categorias:
Dados de identificação, tais como: nome, data de nascimento, idade, sexo,
naturalidade, nacionalidade, tipo, número e data de validade de documento
de identificação, número de contribuinte;
Dados de contacto, tais como: endereço, número de telefone, endereço
eletrónico,
Situação do Agregado Familiar, tal como: estado civil, número de
dependentes, escolaridade e situação face ao emprego, de cada elemento do
agregado;
Dados relativos à atividade profissional, tais como: habilitações
literárias, profissão, funções;
Dados relativos a retribuições
Outros dados, tais como: número de beneficiário da segurança social.
Dados financeiros, tais como: relativos a contas bancárias (IBAN, NIB)
3.Prazo de conservação de dados
3.1 – Trabalhadores, prestadores de serviços, formandos e formadores
Para a finalidade de gestão administrativa de trabalhadores e prestadores
de serviços, os dados podem ser conservados por um período de dois anos
após a cessação da relação de trabalho/prestação de serviços;
Para efeitos de retribuições, prestações e regalias de trabalhadores, os
dados podem ser conservados por um período máximo de dez anos após a
cessação da relação de trabalho/prestação de serviços;
O prazo dos respetivos dados poderá ser prolongado, por motivos de ação
judicial, até ao trânsito em julgado da sentença;
Para efeitos de pensões, previdência ou do pagamento de prestações
complementares posteriores devidas em momento posterior à cessação da
relação de trabalho, os dados estritamente necessários à prova da qualidade
de trabalhador, tempo de serviço e evolução da remuneração poderão ser
conservados até dez anos após a inexistência das correspondentes
finalidades.
3.2 – Formandos e formadores
O tratamento de dados de formandos e formadores, será feito apenas no
âmbito das obrigações legais a que a ADIACT está obrigada, no enquadramento
legal imposto a quem usufruiu de Fundos Comunitários:
Decreto-Lei n.º 159/2014 - D.R. n.º 207/2014, Série I de 2014-10-27
Dec. Lei nº 242/88 de 7 de Julho- formandos jovens e desempregados
Portaria n.º 97-A/2015 - D.R. n.º 62/2015, Série I de 2015-03-30
Portaria n.º 60-A/2015 de 2 de março