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PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS


A proteção da privacidade e dos dados pessoais de todas as pessoas que, de algum modo se relacionam com a ADIACT (clientes, colaboradores, formandos, formadores, parceiros e outros) constitui um compromisso fundamental da nossa empresa.

Os dados pessoais são importantes para o desenvolvimento da nossa atividade, concretamente para ao processamento da informação obrigatória nos processos técnico pedagógicos, para a oferta e prestação dos nossos serviços, monitorização e melhoria da qualidade dos mesmos, para a gestão dos recursos humanos e para o cumprimento das respetivas obrigações legais e estatísticas, impostas pelo Estado Português ou pela União Europeia.

O nosso compromisso é trabalharmos na melhoria contínua dos nossos procedimentos, para assegurar os melhores níveis de proteção da privacidade e dos dados pessoais respeitando a legislação e todos os normativos e orientações nacionais e europeias aplicáveis ao seu tratamento.

O presente compromisso é concretizado por políticas e normas de privacidade, entre as quais a Política de Privacidade dos Clientes, onde estão incluídos formandos e formadores, a Política de Privacidade dos Colaboradores, bem como pela Política Geral de Segurança da Informação.

A par do cumprimento dos princípios aplicáveis, a ADIACT está empenhada em garantir o respeito pelos direitos dos titulares de dados pessoais, designadamente o direito de acesso e de informação, o direito de retificação, o direito de limitação do tratamento, o direito à portabilidade, o direito a ser esquecido, o direito de retirar o consentimento e direito de oposição, o direito a não ficar sujeito a decisões individuais tomadas de forma totalmente automatizada, incluindo a definição de perfis e o direito de apresentar reclamação.

A ADIACT dispõe de uma colaboradora que é a responsável pela proteção dos dados pessoais (DPO), por forma a aconselhar e monitorar a conformidade do tratamento de dados, com as políticas e normas aplicáveis, sendo ainda um ponto de contato para o cliente e para a autoridade de controlo.


A Direção
Celso Marques de Magalhães

Andreia Oliveira

Maria Ricardo





REGULAMENTO DE RECOLHA DE DADOS PESSOAIS


(Tratamento de Dados Pessoais de clientes, formandos, formadores, colaboradores e Prestadores de Serviços da ADIACT)


1.Princípio da licitude
Os dados pessoais serão tratados se, e na medida em que se, verifique pelo menos uma das condições previstas para a licitude, designadamente (i) quando for prestado consentimento pelo titular dos dados ou quando o tratamento seja necessário para (ii) a execução e gestão de um contrato, (iii) o cumprimento de uma obrigação legal, ou (iv) o prosseguimento de um interesse legítimo da empresa ou de terceiros.


2.Princípio da finalidade/boa fé
Os dados pessoais serão tratados exclusivamente para as finalidades determinantes da sua recolha e apenas serão tratados para finalidades distintas, quando legalmente permitido e mediante prestação de informação ao respetivo titular.


3.Princípio da transparência
Os titulares dos dados serão informados de forma clara e concisa sobre os aspetos relevantes relacionados com o tratamento dos seus dados pessoais, designadamente sobre as respetivas finalidades de tratamento e eventual transmissão a terceiros.


4.Princípio da proporcionalidade e limitação da conservação
Apenas serão tratados os dados pessoais que se mostrem adequados, pertinentes e não excessivos e pelo tempo estritamente necessário ao respetivo titular.


5.Princípio da necessidade de conhecer
Apenas terão acesso aos dados pessoais tratados pelos colaboradores e parceiros cujas respetivas funções assim o exijam.


6.Princípio da confidencialidade, integridade e disponibilidade
Os dados pessoais serão tratados de forma a garantir a sua segurança, designadamente (i) proteger contra o acesso ou divulgação não autorizada ou ilícita, (ii) proteger contra a modificação, perda ou destruição não autorizada ou acidental e (iii) assegurar que os dados se encontram disponíveis quando necessário e permitido, e sem demora indevida.


7.Princípio da proteção de dados desde a conceção e por defeito
Os serviços da ADIACT, os seus sistemas de suporte e os seus procedimentos internos serão desenvolvidos com a preocupação de proteger a privacidade e os dados pessoais.



SEGURANÇA DOS DADOS PESSOAIS


Esta declaração, elaborada e assumida pela direção da ADIACT, é uma declaração de compromisso sobre a forma como é feito o tratamento de dados pessoais dos seus clientes, formandos, formadores, colaboradores e prestadores de serviços.


1.Finalidade do tratamento

Os dados pessoais dos clientes, formandos, formadores, colaboradores e prestadores de serviços da ADIACT poderão ser recolhidos e tratados pela empresa com as seguintes finalidades:

Gestão administrativa: registo e integração em bases de dados, organização, conservação, adaptação, alteração, recuperação e consulta para efeitos de gestão interna, estatísticas e histórico, para cumprimento de obrigações legais, para com entidades com quem se relaciona para efeitos de pagamento de contribuições ou recebimento de subsídios públicos, estatais e/ou comunitários;
Cálculo e pagamento de retribuições, prestações, abonos, subsídios e serviços;
Cálculo e retenção na fonte relativos a descontos na remuneração, obrigatórios ou facultativos, decorrentes de disposição legal;
Execução de decisão ou sentença judicial, bem como tratamento de pedidos formulados pelos trabalhadores;
Tratamento dos outros assuntos relativos a retribuições, prestações, abonos ou subsídios;


2. Categorias de dados pessoais a recolher

Para as finalidades acima referidas, a ADIACT poderá recolher e tratar os dados pessoais (bem como reproduzir, através de fotocópia/digitalização dos respetivos documentos em que se incluam) nas seguintes categorias:

Dados de identificação, tais como: nome, data de nascimento, idade, sexo, naturalidade, nacionalidade, tipo, número e data de validade de documento de identificação, número de contribuinte;
Dados de contacto, tais como: endereço, número de telefone, endereço eletrónico,
Situação do Agregado Familiar, tal como: estado civil, número de dependentes, escolaridade e situação face ao emprego, de cada elemento do agregado;
Dados relativos à atividade profissional, tais como: habilitações literárias, profissão, funções;
Dados relativos a retribuições
Outros dados, tais como: número de beneficiário da segurança social.
Dados financeiros, tais como: relativos a contas bancárias (IBAN, NIB)


3.Prazo de conservação de dados
3.1 – Trabalhadores, prestadores de serviços, formandos e formadores

Para a finalidade de gestão administrativa de trabalhadores e prestadores de serviços, os dados podem ser conservados por um período de dois anos após a cessação da relação de trabalho/prestação de serviços;
Para efeitos de retribuições, prestações e regalias de trabalhadores, os dados podem ser conservados por um período máximo de dez anos após a cessação da relação de trabalho/prestação de serviços;
O prazo dos respetivos dados poderá ser prolongado, por motivos de ação judicial, até ao trânsito em julgado da sentença;
Para efeitos de pensões, previdência ou do pagamento de prestações complementares posteriores devidas em momento posterior à cessação da relação de trabalho, os dados estritamente necessários à prova da qualidade de trabalhador, tempo de serviço e evolução da remuneração poderão ser conservados até dez anos após a inexistência das correspondentes finalidades.


3.2 – Formandos e formadores
O tratamento de dados de formandos e formadores, será feito apenas no âmbito das obrigações legais a que a ADIACT está obrigada, no enquadramento legal imposto a quem usufruiu de Fundos Comunitários:
Decreto-Lei n.º 159/2014 - D.R. n.º 207/2014, Série I de 2014-10-27
Dec. Lei nº 242/88 de 7 de Julho- formandos jovens e desempregados
Portaria n.º 97-A/2015 - D.R. n.º 62/2015, Série I de 2015-03-30
Portaria n.º 60-A/2015 de 2 de março